O que são as japamalas?
- Giselle Cristina Spadin
- 9 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
A japamala é um tipo de rosário ou terço, usada em práticas milenares e diversas tradições. É considerada sagrada tanto para o hinduísmo quanto para o budismo, assim como o terço é para os católicos.
Sua forma clássica possui 108 contas, mas possui variações com 54 ou 27 (sempre sendo múltiplos de 9).
É utilizada principalmente para auxiliar durante meditações e mantras, aumentando a concentração e o foco.
As japamalas também podem ser usadas como adorno ou amuleto, como um colar ou ao redor do pulso. Ativa sua conexão com o divino e é relacionada a prosperidade e abundância!
"Ao utilizar na meditação, lembre-se sempre de uma regra fundamental do Japamala: o seu dedo indicador jamais pode tocar o utensílio. Pegue com os dedos polegar e do meio da mão direita e vá escorregando as contas “para dentro”, ou seja, na sua direção.
Comece na conta logo a frente do Meru e, caso você deseje fazer mais de 108 repetições, não o atravesse. Volte em sentido contrário e complete assim suas orações."
"O Meru é uma conta maior que as outras 108 que marca o início e o fim da repetição. A principal regra do Japamala está relacionada ao Meru, já que é proibido “atravessá-lo”. A recomendação é sempre começar na conta presente logo após essa pedra e finalizar na conta que está logo antes. O Meru também é o responsável pela união entre o cordão ao tassel no Japamala.
Já o tassel, o pendão de franjas, tem um bonito significado para a cultura hinduísta. Ele representa a conexão humana com o divino, com o que é do universo. Associado também ao simbolismo da Flor de Lótus, ele pode ser encontrado em diversas cores e cada uma delas representa um sentimento diferente.
Por fim, o cordão simboliza “o fio do Universo”, a forte e intensa ligação que existe entre tudo que há nesse mundo." (fonte: Blog Aurha).
Se você gostou e deseja uma japamala para te auxiliar em mantras e meditações, confira já nossos modelos clicando aqui!

Comentarios