top of page

Tipos de yoga

  • Foto do escritor: ArmazenZen
    ArmazenZen
  • 15 de set. de 2022
  • 3 min de leitura

Um pequeno guia para você saber um pouco mais sobre cada tipo de yoga!


Hatha yoga

Esse tipo de yoga tem maior ênfase nas posturas (asanas) e nos exercícios respiratórios (pranayamas), sendo uma aula mais lenda e com foco na permanência em cada asana.


Acroyoga

Acroyoga é uma prática onde se mescla a alegria e dinamismo da acrobacia, posturas e calma do yoga, cura e carinho da massagem Tailandesa, cuidando sempre para que a prática seja segura e divertida. Ela é dividida como acrobática ou terapêutica e ambas precisam de muita confiança e entrega de todos os participantes.

Existem 3 elementos importantes para que a prática aconteça:

Base: é a pessoa que levanta os demais possibilitando toda a acrobacia. A base tem que ser forte, flexível e principalmente ter o dom de se comunicar de forma não violenta e calma. Assim os treinos fluem com naturalidade, através da confiança que a base passa.

Voador (Flyer): é a pessoa erguida para executar os movimentos. Ela precisa ter um biotipo mais leve, força, flexibilidade e controle (emocional e físico). O voador precisa se manter muito calmo, entregue e principalmente confiar muito em sua dupla.

Anjo (Portó): cuida para que acidentes não ocorram. Talvez o elemento mais importante, já que precisa se manter muito atento, passar confiança para a base e voador, além de auxiliar nos movimentos indicando e corrigindo as posturas, se necessário.


Vinyasa yoga

Já o Vinyasa yoga, também chamado de Vinyasa flow, possui sequências de asanas mais fluidos, sincronizando o movimento com a respiração, sempre profunda. É um estilo mais dinâmico e fluido.


Ashtanga yoga

O Ashtanga Yoga, também conhecido como Ashtanga Vinyasa Yoga, é uma modalidade que trabalha, no total, seis diferentes séries fixas de posturas (asanas).

Este tipo de yoga é caracterizado especialmente por sua qualidade energética e por sua interligação entre os asanas.

Isso porque, as poses não são executadas de forma estática e isoladas. As posturas, no Ashtanga Yoga, são integradas através de movimentos de transição.

O termo “Vinyasa”, que ajuda a intitular a prática, diz respeito justamente a esses movimentos entre uma postura e outra, e a sincronização deles com a sua respiração.

Essas características são os principais pontos de diferenciação entre o Ashtanga Yoga e as demais práticas.

Por exemplo, enquanto o Yoga Restaurativo, foca em uma permanência mais longa e estática de um asana, o Ashtanga Yoga visa uma permanência breve em cada postura e a transição entre um asana e o outro, por meio da execução de um movimento sincronizado com a respiração.

O Ashtanga Yoga também pode ser facilmente diferenciado do Iyengar yoga, e até mesmo do Hatha Yoga.

No caso da modalidade Iyengar, a diferença é que esta prática propõe uma execução mais lenta das posturas.

Já no caso do Hatha Yoga, a relação é um pouco mais difusa. Isso porque, o Ashtanga Yoga integra ensinamentos do Hatha em sua prática, e a diferença está na execução em si. Diferente do Ashtanga, o Hatha Yoga trabalha os asanas com intervalos entre uma postura e outra.

As nomenclaturas semelhantes podem causar confusão, mas Vinyasa Yoga e Ashtanga Vinyasa Yoga não são as mesmas modalidades.

O Vinyasa Yoga até se assemelha ao Ashtanga em termos de fluidez de movimentos, mas a execução dos asanas não segue uma sequência fixa.


Iyengar yoga

Uma característica que define o Iyengar Yoga é o tempo de permanência nos asanas.

Por não priorizar a fluidez de movimento, e sim a técnica das posturas, o tempo de execução é mais longo.

Podemos dizer que as principais diferenças entre Iyengar e outras práticas de yoga são:

  1. as sequências do Iyengar Yoga

  2. tempo de permanência nos asanas

  3. a utilização de acessórios (props) de yoga

  4. o foco no alinhamento corporal

Não se trata de fluidez no movimento, mas pura técnica, que permite uma maior facilidade de execução para a pessoa que pratica.

Além disso, toda a atividade é orientada pela utilização de acessórios, que ajudam na realização e na permanência dos asanas — de acordo com o alinhamento correto do corpo.


Yin yoga

A prática de yin yoga é uma forma de meditação que busca exercitar os músculos e simultaneamente promover relaxamento. Apesar de ser ainda pouco popular no Brasil, é famosa ao redor do mundo e, por ser uma prática considerada lenta e profunda, vem sendo procurada por seu efeito terapêutico similar ao efeito promovido pela acupuntura.

Yin yoga envolve diversas posições, todas realizadas sentadas, e devem ser mantidas por cerca de 5 a 20 minutos. Ainda, a prática é muito baseada na medicina popular chinesa, por isso, cada posição visa o encontro do equilíbrio entre a mente e o corpo.



Cada pessoa possui suas particularidades e busca o yoga conforme suas necessidades, portanto, sempre indicamos que experimente os diversos tipos!




Fontes:

https://www.webrun.com.br/acroyoga-beneficios-como-praticar/

Comments


bottom of page